sábado, 28 de agosto de 2010

Desvendando um Artigo Científico.

Quando iniciamos nosso curso de mestrado, pensamos: MEU ‘DEUS’, quando irei conseguir escrever um artigo e publicá-lo? Claro, porque não adianta só escrevê-lo, também é necessário publicá-lo. E quão nos parece impossível escrever tantas páginas, com tantas informações, em tão pouco tempo. É realmente apavorante.
Então começamos a delinear a pesquisa. Primeiro, sobre o que escrever? Aqui o professor pode te ajudar muito (na realidade ele te ajuda muitos em tudo, RS), mas aqui em especial, com sua experiência, ele pode sugerir temas que te auxiliarão na escolha. Também é interessante perguntar ao professor se ele quer que o artigo seja escrito sozinho ou em parceria.
O segundo passo é onde buscar essas informações? Aqui aconselho o site da IBICT, bdtd.ibict.br, que é o site onde dissertações e teses já defendidas por diversas Universidades, são depositadas para pesquisas. Também temos a base de dados da CAPES, www.capes.gov.br , do Scielo, http://www.scielo.org/ , e também o site da ANPAD, http://www.anpad.org.br/ , mas no da ANPAD é necessário senha para acessar o banco de dados (normalmente a Universidade, tem essa senha para disponibilizar). Esses são os mais conhecidos, mas existem diversos Anais, Periódicos, Livros etc. É sempre bom lembrar que a biblioteca tem um papel importante aqui, pois ela pode te orientar quanto essas e outras tantas bases de pesquisas.
Em terceiro lugar, onde aplicar a pesquisa e como tratá-la estatisticamente? O local onde aplicar a pesquisa estará relacionado com o tema de seu artigo, então escolha lugares que você tenha acesso e liberdade para tanto, pois normalmente os questionários são extensos, e há dificuldade em obter esses dados. Já na hora de tratar esses dados, parceria, peça ajuda a algum colega mais experiente ou a algum professor. E não se preocupe, pois essa habilidade será adquirida ao longo do tempo.
Bem, tem muito mais dicas, mas para o texto não ficar tão longo, vamos aos poucos. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário